top of page

A participação feminina no mercado de turismo



Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, grandes pautas sobre a inclusão e representatividade feminina no mercado de trabalho são levantadas. Apesar da desigualdade existente no universo corporativo, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço. No setor de turismo, um dos maiores da economia mundial, os números surpreendem positivamente: estima-se que 54% dos funcionários da área são mulheres, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).


Antigamente, quando se pensava sobre o papel desempenhado pelo público feminino dentro da área do turismo, remetia-se à recepcionistas e comissárias de bordo. Hoje, as mulheres têm, aos poucos, superado as barreiras da desigualdade de gênero, atingindo mais cargos de gestão, liderança e empreendedorismo, destacando-se, principalmente, no nicho de agências de viagens.


Tudo isso se dá, principalmente, pelas diversas iniciativas que vão sendo criadas, visando integração e inclusão feminina no mercado. Em 2022, por exemplo, foram realizados encontros focados no papel da mulher para o futuro do turismo, prestigiados pela própria Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo. Além disso, está crescendo o número de cursos de capacitação disponibilizados para mulheres, muitos deles gratuitos, possuindo foco no preparo direto para o setor de viagens.


Apesar da gradativa evolução, a discrepância salarial e a divergência de possibilidade de crescimento profissional em relação aos gêneros ainda é existente e alarmante. Desta forma, é importante investir em projetos de incorporação, visando garantir maior igualdade e oportunidade às mulheres.


Nós, da MultiCidades, temos orgulho de contar com cerca de 60% do nosso time de liderança composto por mulheres, proporcionando um ambiente de possibilidades para todas as pessoas, sem distinção. Com transparência, ética e diversidade, somos uma empresa de viagens corporativas que incentiva a evolução profissional feminina, além de reconhecer o grande papel que cada uma dessas mulheres tem para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, queremos parabenizar todas elas, que lutam, diariamente, para conquistar o reconhecimento que merecem, com muita força e dedicação.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page