top of page

Embarque Biométrico no Brasil



Após o período de testes e implementações, o embarque biométrico por reconhecimento facial nas companhias Latam, Gol nos aeroportos de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro estão funcionando.


A funcionalidade está disponível para passageiros e tripulantes que farão suas viagens corporativas ou viagens de lazer em voos domésticos que partirem de São Paulo e Rio de Janeiro.


O objetivo da implementação é garantir segurança, com embarque mais rápido e prático.


Segundo a Latam o tempo de 8 segundos vai para 6 segundo, ganhando 25% no embarque atual.


Mas, se você precisar pode contar com nosso serviço de atendimento exclusivo nos aeroportos e não precisa se preocupar com nada até passar pelo scanner do aeroporto, saiba mais sobre esse serviço.


Procedimentos


Pela Gol o Reconhecimento facial biométrico será utilizado para passageiros maiores de 18 anos que tenham o cadastro prévio da CNH ou CNH digital ou do Tribunal Superior Eleitoral, o título de eleitor.


Para usar a nova tecnologia é necessário realizar tudo pelo toda pelo APP Gol (IOS e Android), após fazer o check-in online pelo app o viajante receberá uma notificação ou poderá clicar em “agilizar embarque” e seguir as instruções para captura do rosto e os demais processos até concluir.

Lembre-se que para o cadastro são necessários alguns cuidados para tirar a foto, como:

  • Local iluminado,

  • Fundo neutro,

  • Não usar óculos escuro,

  • Não usar chapéu ou boné,

  • Ou qualquer outro acessório que possa interferir na captura da imagem.


Em seguida é ler as recomendações e aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), passar por uma validação de biometria facial, após a aprovação o viajante poderá acessar seu cartão de embarque.


Pela Latam, não há a necessidade de aplicativo, o mesmo é feito por QR Code para o passageiro efetivar o próprio cadastro e ativar sua biometria facial, por meio de uma foto como “selfie”, em seus postos dentro dos aeroportos de Congonhas - São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro.


A empresa usará a biometria facial para o primeiro acesso à sala de embarque, com totens que farão a leitura biométrica da face, que consultará a base do governo e verificará o cadastro do passageiro e o cartão de embarque válido; a segunda validação será no momento do embarque na entrada o avião.


Na Latam também é necessário aceitar os termos de uso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) para validar o cadastro.


Mas os viajantes ainda poderão optar entre os sistemas e os procedimentos de check-in tradicionais.



Faça seu check-in online isso economiza tempo e torna mais ágil o processo de embarque.



Biometria, segundo o dicionário Aurélio, é parte da biologia que aplica aos seres vivos os métodos estatísticos, dentro disso é possível saber com base nos dados sua confiabilidade.


Existem diversos tipos de biometria, entre elas no seu celular, contas de banco e outras tecnologias, até mesmo algumas fechaduras são feitas pela leitura biométrica, os mais comuns são:

  • Digital;

  • Retina;

  • Íris;

  • Por voz;

  • Facial;

Biometria pela impressão digital, é a mais fácil e mais barata para implementação, pois são feitas pela digital, e elas não sofrem mudanças com o tempo, mas caso a pessoa perca de alguma forma a digital é necessário outros tipos de validação.


Reconhecimento de retina, mapeamento dos vasos sanguíneos dos olhos, assim como a impressão digital ela não muda, porém pode causar incomodo na hora da leitura, sua coleta requer mais complexidade e tecnologia. Pois é feita por uma luz.


Reconhecimento de Íris, a parte colorida do olho humano, que controla a entrada de luz, menos incomoda que a leitura feita pela retina, ela é tão confiável quanto. Umas das grandes apostas no setor de tecnologia e smartphones no futuro (premium), mas seu custo ainda é muito alto. É utilizado um tipo de scanner que combina o relevo ocular, pigmentação, textura dos olhos, e a diferença entre ambos os olhos, entre outras combinações para validação desse método.


Reconhecimento por voz, utilizadas nas famosas empresas de smartphones e outras tecnologias integradas que utilizam o áudio ou a voz da pessoa para alguma tarefa ou confirmação, tem ganhado mais espaço com a popularização de serviços. Seu custo é baixo, mas não garante confiabilidade é necessário mais de um tipo de validação.


EXTRA:


A ainda um tipo de reconhecimento por digitação, não é muito confiável já que pode ser alterado durante o dia, mas o jeito que você digita, a forma, as teclas, velocidades e outras informações podem ser levadas em consideração para esse tipo.


E o que está sendo usado o reconhecimento facial, nos aeroportos para prevenção de fraudes, praticidade, otimização de processo entre outros.



Gostou desse post?

Ele te ajudou de alguma forma?

Curta! Comente! Compartilhe com alguém que você acha que precisa saber sobre isso também! ✈ 😉


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page