Medidas protetivas, como a disponibilização de álcool em gel dentro desses estabelecimentos, seguem sendo recomendadas.
Nesta quarta-feira (1º), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por abolir a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos do Brasil, passando a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. A medida foi tomada por meio de uma votação, entre os cinco diretores da agência, e o resultado foi unânime.
Como forma de prevenção à covid-19, o uso de máscaras passou a ser obrigatório de março de 2020 à agosto de 2022. Após este período, por conta do aumento da quantidade de pessoas vacinadas e da redução do número de casos da doença, a medida foi revisada e anulada. Porém, a partir de novembro de 2022, com uma volta significativa da gradação de casos, a exigência da utilização da proteção facial retornou.
A mais recente retomada da discussão, em 2023, aconteceu por conta de uma solicitação realizada diretamente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que utilizou como referência uma pesquisa elaborada pela rede global de profissionais da saúde, Colaboração Cochrane, e alegou que a utilização de máscara não possui efeito expressivo. O diretor da Anvisa, Daniel Pereira, se manifestou, declarando que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o cenário da covid-19 apresenta melhoras e, por isso, a forma de proteção pôde ser contestada.
Apesar disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), segue reforçando que, para os casos de locais fechados, com má ventilação ou com muitos indivíduos, as máscaras ainda são extremamente aconselhadas, visando preservação individual e coletiva. Sendo assim, a Anvisa optou por continuar mantendo algumas medidas protetivas, como evitar aglomeração por meio de filas de desembarque, além de ser obrigatório o fornecimento de máscara, por parte das companhias aéreas, nos casos de suspeita da doença.
Sempre verifique a obrigatoriedade da utilização de máscara no aeroporto do seu destino. Além disso, se estiver com sintomas da covid-19, realize um teste rápido antes da sua viagem, evitando imprevistos e complicações.
Comments