Algumas vezes, a primeira viagem ou quando resolvemos tentar entender algumas coisas no aeroporto, com termos mais técnicos é natural ficarmos um pouco sem entender. Pensando nisso, separamos esse vocabulário para te ajudar! Saiba o que cada um significa e esteja preparado para suas viagens corporativas ou viagem de lazer.
Aeródromo significa uma área delimitada em terra ou na água destinada, no todo ou em parte, para pouso, decolagem e movimentação em superfície de aeronaves; inclui quaisquer edificações, instalações e equipamentos de apoio e de controle das operações aéreas, se existirem. Quando destinado exclusivamente a helicópteros, recebe denominação de heliponto.
Alfândega: é uma repartição ligada ao Governo de uma nação. Também conhecida como aduana, ela é a responsável por fazer uma vistoria do fluxo de entradas e saídas de mercadorias do território do país.
ANAC: (Agência Nacional de Aviação Civil) qualquer problema na passagem ou viagem pode ser redirecionada a ela.
Check-in: é o processo de confirmação da sua viagem, onde é feito a conferência e validação por comparação sistêmica de informações da documentação do passageiro e a passagem, para poder confirmar que estará no voo, que irá embarcar.
Escala: parada que a aeronave faz, sem necessidade de descer do avião.
Conexão: parada para trocar de aeronave para pode seguir viagem, em inglês “Layover, stopover, connection”.
Embarque: entrar na aeronave para ir ao destino da sua passagem
Desembarque: sair da aeronave no destino contratado.
Mala de mão: mala pequena que pode ser transportada dentro da cabine dos passageiros do voo, em cima do acento.
Despachar mala: mala que deve ir no bagageiro da aeronave, seja pelo tamanho ou por conter materiais que não podem ir na cabine, e este também tem restrição de materiais, suas malas devem ser despachadas no balcão no momento do check-in.
E-Ticket: sua passagem ou bilhete em formato digital.
Milhas: são os pontos acumulados no cartão de crédito que podem ser trocados por descontos em passagens aéreas.
Passaporte: documento de identificação do viajante para entrar em outros países com autorização ou visto constando nele.
Seguro viagem: serviço contratado para assegurar o viajante caso fique doente, e outros benefícios de acordo com o plano contratado.
Trecho: são partes de um roteiro de transporte de uma viagem, por exemplo vamos supor que o passageiro precisa ir até Brasília e ele comprou o a passagem dele dessa forma:
· IDA São Paulo -> Rio de Janeiro – (este é o primeiro trecho) Rio de Janeiro -> Brasília – (segundo trecho)
· VOLTA
Brasília –> São Paulo (terceiro trecho)
A viagem do exemplo contém 3 trechos que podem ser comprados juntos ou separados.
Visto: autorização emitida, na maioria das vezes, por um consulado é anexada no passaporte e serve para validar sua entrada em algum país, alguns exigem que seja obrigatória a retirada do visto junto ao órgão consular, outros não.
Voo: deslocamento de um lugar a outro, por meio de uma aeronave.
Vocabulário de viagem internacional
Airline: companhia aérea.
Airline conter: balcão da linha aérea.
Code sharing (codeshare): voos compartilhados por duas companhias aéreas, ou mais.
Departure: área de embarque no aeroporto, partida.
Arrival: desembarque, chegada.
Now boarding: embarque imediato.
Boarding Pass: é a passagem aérea.
Gate: portão .
Conveyor: esteira transportadora da bagagem.
Custos officer: fiscal alfandegário, oficial da receita federal.
Visa: visto.
E-visa: visto eletrônico.
No show: significa “não apareceu”. Termo usado para o viajante que não compareceu ao embarque no horário marcado o mesmo pode ser usado por hotéis.
Non-Stop: é o voo sem escalas, que vai direto para o destino.
One way: passagem só de ida para o destino escolhido.
Round trip ticket: passagem aérea de ida e volta para o destino.
Stop over: voo onde se faz uma conexão longa e faz com que o passageiro permaneça almas horas dentro do aeroporto na cidade da conexão para ir ao trecho final.
Surface: muito utilizado nos cálculos de tarifas. Em outras palavras, significa que o passageiro vai entrar e sair de uma cidade ou país diferente. Ou seja, o caminho entre um ponto e outro é feito pelo passageiro de forma independente e separada.
Essa foi a dica para te deixar afiado em suas próximas viagens, se tiver alguma dúvida, sugestão ou se esquecemos de alguma, deixe aqui no comentário! Compartilhe sua experiência conosco!
E não esquece de mandar para aquele seu amigo que esta pensando em viajar ✈
Comentarios