top of page

AEV - Autorização Eletrônica de Viagem para menores de idade. Como funciona?



A Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) trata-se de um documento digital, concedido a crianças e adolescentes menores de 16 anos que irão viajar sozinhos, ou acompanhados por apenas um dos responsáveis, em território nacional ou internacional.

Tal requerimento foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme Provimento n. 103/2020, e apoiado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, e também pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A existência dessa autorização permite que o processo seja efetuado eletronicamente, via videoconferência, porém, não exclui a possibilidade de a emissão ser realizada de maneira presencial, em um cartório.

Dessa forma, passa a ser viável o acesso ao documento diretamente por um telefone móvel, facilitando os trâmites. Além disso, a validade do documento deverá ser pré-determinada, durante o ato, pelo próprio solicitante, de acordo com a duração e o motivo da viagem em questão.

Para emitir a autorização, alguns documentos e dados devem ser apresentados, como um o certificado digital notarizado do requerente, além de fotos e informações pessoais do menor e dos responsáveis. Ademais, será cobrado um valor de expedição, tanto na forma online, por questões de diligência, quanto para os casos realizados diretamente no cartório, visando cobrir o custo do reconhecimento de firma.

Apesar de ter se tornado digital, trata-se de mais um recurso burocrático, que consiste no cumprimento de processos e muita atenção nas exigências estabelecidas, afim de executá-lo com êxito. Por isso, evitando futuras divergências ou procurando esclarecer toda e qualquer dúvida referente à emissão deste e muitos outros documentos necessários para viajar, nós, da MultiCidades, podemos te auxiliar da melhor forma. Possuímos um setor totalmente especializado em vistos e passaportes, com profissionais altamente qualificados, sempre à disposição para assessorar nossos clientes em todos os trâmites necessários. Além disso, estamos no mercado de viagens corporativas há mais de 28 anos, nos tornando grandes especialistas em soluções confiáveis e ágeis, que transformam viagens em momentos inesquecíveis. Sendo assim, com a nossa tecnologia avançada, otimização de processos e parcerias estratégicas, somos a melhor opção para saciar seus questionamentos e cuidar de todos os processos para que sua viagem aconteça sem imprevistos ou dores de cabeça!



Lembre-se: Crianças menores do que 12 anos de idade necessitam apresentar a certidão de nascimento para realizar o embarque. Já para os casos de passageiros com idade superior à esta, o documento oficial, com foto, torna-se obrigatório.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page