Enoturismo no Brasil



Enoturismo é junção da palavra enólogo + turismo, mas o que significa enólogo? É um profissional especialista na ciência que estuda tudo sobre vinho, desde seu plantio até o seu consumo. Mas temos o enófilo, apreciador e estudioso sobre o assunto, o amante do vinho.


Dentro ainda da classificação temos o "sommelier" um profissional especializado em todos os assuntos relacionados ao vinho, ou seja, a combinação perfeita com seu prato escolhido, conservação, cartela de vinhos de uma loja. Ele é quem acaba orientando sua escolha em uma compra ou um jantar.


Os amantes de vinhos costumam fazer esse tipo de turismo para conhecer a história do local, participar da colheita, da produção, apreciar os aromas, aprender sobre os vários tipos de uvas e suas combinações.


Este tipo de roteiro pode te levar a uma imersão cultural nas tradições e quem sabe até descobrir um novo hobby, enquanto você descobre o processo ainda pode conhecer as cidades e suas culturas.


Essa paixão pela bebida levas seus amantes a fazerem seus roteiros dentro e fora do Brasil, pensando nessa paixão pela bebida, selecionamos alguns destinos para você:


1. São Roque – SP


Conhecida como uma das rotas do vinho, em são roque há diversas vinícolas para se visitar. A vinícola Góes, Vinícola Bella Aurora, Vinícola XV de Novembro e a Terra do vinho.


Uma excelente opção para quem mora perto da capital paulista e quer começar a se aventurar no mundo dos vinhos.


2. Vinhedo - SP


Ainda em São Paulo temos vinhedo que é conhecida pela famosa Festa da Uva, em fevereiro que você participar do processo de fabricação de vinho, amassando as uvas, curtindo shows e outras programações.


Durante o ano todo o local é excelente para relaxar e apreciar os vinhos e conhecer as Adegas e apreciar sucos e outras iguarias gastronômicas na cidade.


3. Gramado e Canela - RS


Um dos roteiros mais interessantes, pois o local possui diversos tipos de experiência e vinícolas é o que não falta nessa região. Em destaque temos a Caves de Pedra: um castelo estilo Medieval onde fica a sede e começa o tour da vinícola.


Ainda na região tem a vinícola Casa Seganfredo; a vinícola Ravanello; a Garibaldi; entre outras que também ficam nessa região.


Em Vacaria tem a famosa vinícola Campestre, tudo depende onde você está, mas aqui na MultiCidades opção para sua próxima viagem opções de Enoturismo não falta.


Independe da data da sua viagem, cada estação compõe uma paisagem mais linda do que a outra e acaba valendo cada minuto, por isso ele se torna um passeio incrível.


E aí, se animou em planejar sua próxima viagem de férias, e gostaria de opções que envolvem o Enoturismo? Conte com a gente para te ajudar.

0 visualização0 comentário