top of page

O que é Wokshop?



Já sentiu a necessidade de repassar metodologias aos seus funcionários ou, até mesmo, implementar um novo conceito dentro da empresa, mas não soube definir de que forma realizar os treinamentos necessários? No geral, parece uma tarefa difícil, mas a melhor solução pode ser mais simples do que você imagina: realize um workshop!


Mas o que é Workshop?

Workshop, em sua tradução, significa oficina, ou seja, trata-se de uma espécie de treinamento para funcionários, que aborda um assunto específico.

Apresentado por profissionais com grande experiência no assunto, podendo, ou não, ser da empresa que está organizando-o, o workshop é uma ótima maneira de levar conhecimento e motivar os colaboradores da sua empresa.

Este tipo de evento pode ser realizado, exclusivamente, para a sua organização, ou ser aberto ao público do setor, visando maior participação no tema. Trata-se de um momento de interatividade coletiva, que provoca reflexões e debates acerca do tema escolhido, além de grandes trocas de experiências entre os participantes, o que eleva, consideravelmente, o nível de conhecimento dos envolvidos. Nos casos em que se abre o workshop para o público, é possível desenvolver networking e criar vínculos de parcerias entre as empresas que estão presentes.


Diferença entre Palestra X Workshop

Em uma palestra, existe uma pessoa central, denominada palestrante, que discursa sobre um assunto pré-definido durante cerca de 60 a 120 minutos, podendo ser de teor explicativo, motivacional, técnico, entre outros.

Já em um workshop, o conceito do tema é abordado de forma mais específica, levantando, até mesmo, conteúdos práticos. Este tipo de evento possui duração entre 60 minutos a 8 horas, e pode ocorrer em um dia ou ser dividido em mais dias.


Por que fazer um workshop interno para seus funcionários?

Desenvolver seus funcionários é um investimento para a sua empresa, visto que melhora o desempenho no trabalho e os torna preparados para realizar tarefas de maior dificuldade e lidar com desafios corporativos do dia-a-dia. Sendo assim, visualizando os diversos benefícios a longo prazo, é possível, além da realização pontual de um isolado workshop, cogitar realizar esses treinamentos de forma contínua, trabalhando diversos setores da empresa.


De modo geral, além de melhorar a qualidade técnica, emocional e, consequentemente, a performance dentro da empresa, a realização de um workshop traz inúmeros benefícios aos colaboradores, tais como:

  • Satisfação e motivação

  • Comprometimento com a organização

  • Aumento da produtividade

  • Maior confiança na realização de suas atividades de rotina

  • Vontade de investir em conhecimento -o que pode ser transformado em soluções, inovações e maior visibilidade no mercado


O que pode ter em um Workshop:

Para um evento completo, é importante realizar uma pesquisa sobre as possibilidades a serem incorporadas no seu workshop, sendo necessário investir em diversos tópicos para que a experiência seja inesquecível, como, por exemplo:

  • Palestrante/cerimonialista/especialista no assunto

  • Convite

  • Recepção

  • Controle de acesso

  • RSVP (confirmação de presença)

  • Catering (bebidas e comidas)

  • Sonografia

  • Cenografia

  • Locação de local

  • Logística dos convidados e envolvidos

  • Hospedagem

  • Casting

  • Brindes e/ou kits.


As possibilidades são infinitas, mas devem ser extremamente bem calculadas. Garanta que tudo saia conforme o planejado e invista em uma empresa especialista em eventos corporativos, que possua ampla experiência no assunto. Nós, da MultiCidades, contamos com um departamento completamente focado em eventos corporativos, além de estarmos há 28 anos no mercado, sendo referência no setor. Com isso, podemos auxiliar na criação e desenvolvimento desse momento tão especial, realizando um workshop de grande sucesso.


Por sermos uma agência de viagens corporativas, você pode contar com inúmeros benefícios caso opte por realizar seu evento conosco! Você já conhece as possibilidades? Estamos aptos a facilitar processos e cuidar de diversas outras questões do seu evento, como você pode conferir em nosso artigo “Por que fazer um evento corporativo com uma agência de viagens corporativas?”.

Além disso, contamos com soluções inteligentes de viagens, como atendimento VIP nos maiores aeroportos do Brasil, assessoria para emissão de vistos e passaportes, tecnologias para redução de custos, e muitas outras! Entre em contato conosco e garanta que seu evento ou sua viagem ocorra perfeitamente, sem nenhum imprevisto, ficando nas mãos de especialistas extremamente qualificados.


Caso seu workshop seja um evento aberto ao público, não esqueça de especificar os requisitos mínimos exigidos para participação, seja em relação ao setor, a empresa ou grau de graduação. Torna-se importante ressaltar esses pontos para que todos os convidados estejam em sintonia para entender sobre o assunto e sobre as metas a serem atingidas.

A palavra "workshop" vem do inglês antigo "weorcshop", que significa "lugar onde o trabalho é feito".

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page