top of page

O que explorar no Brasil: 3 tipos de turismo



Entre praias paradisíacas e florestas tropicais, montar um roteiro de viagem para conhecer as belezas brasileiras pode ser uma tarefa difícil, já que o país é repleto de destinos fascinantes.

Para facilitar seu planejamento, o ideal é, antes de tudo, decidir o foco da sua viagem. Por isso, nós, da MultiCidades, separamos algumas dicas para auxiliar na organização de um roteiro, separando 3 tipos de turismo imperdíveis para explorar pelo Brasil!


Turismo Cultural

Se você busca uma forma enriquecedora de viajar, imergindo nas tradições e na história da região visitada, o turismo cultural é a escolha ideal. Nesse aspecto, o Brasil, sendo um país multicultural, tem muito a oferecer.

Conheça cidades históricas e aprecie seus belos casarões, arquitetura colonial e ruas de paralelepípedo, possibilitando uma imersão completa na história da região visitada. Visite a deslumbrante Igreja de São Francisco de Assis, em São João del Rei, Minas Gerais, ou passeie pelo Palácio de Cristal, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Já para os amantes de arte, os museus são tópicos obrigatórios a serem incluídos no roteiro. Conheça o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), dois dos mais famosos do país. Além disso, os museus regionais e centros culturais distribuídos por todo o Brasil são inúmeros, e com certeza também valem a visita.

Não esqueça de atentar-se à época do ano que a viagem irá ocorrer. Assim, você pode aproveitar para garantir participação nas festividades regionais, como o famoso carnaval do Rio de Janeiro, que mistura o samba e a diversidade cultural do país, além da festa de São João, em Campina Grande, que reúne diversas atrações e shows.

Porém, se você quer ir mais afundo na cultura brasileira, o país abriga várias comunidades indígenas que preservam suas tradições ancestrais. Seja através de visitas guiadas ou programas de turismo comunitário, é possível conhecer e aprender com essas comunidades, suas artes, artesanato, danças e costumes.


Turismo de Aventura

Gosta de esportes radicais e paisagens deslumbrantes? No Brasil, existem diversas regiões perfeitas para a prática de atividades físicas que vão te proporcionar momentos únicos de adrenalina e muita diversão.

Regiões montanhosas, como o Pico da Baneira, no Espírito Santo, e a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, são ótimas para a prática de escalada, trekking e rapel, contando com diversos níveis de dificuldade em suas vias. Enquanto isso, com rampas de decolagem, condições climáticas favoráveis e belas paisagens, Governador Valadares, em Minas Gerais, e Quixadá, no Ceará, são alguma das diversas alternativas para realizar voo livre.

Já para os amantes de atividades aquáticas, o Rio Jacaré Pepira, em São Paulo, e o Rio Paranhana, no Rio Grande do Sul, são perfeitos para a prática de rafting e canoagem, tanto para o público iniciante quanto para os mais experientes.

Enquanto isso, explore a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, e a Prainha, na Bahia, e aproveite as belas e fortes ondas para a prática de surf. Já para mergulho, alguns destinos são referência por suas riquezas subaquáticas, como o Buraco do Inferno, em Pernambuco, e o Abismo Anhumas, no Mato Grosso do Sul.


Turismo Gastronômico

Com uma fusão de influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas, a culinária brasileira oferece uma infinidade de sabores e pratos tradicionais que encantam os paladares mais exigentes.

Cada região do Brasil comporta sua própria identidade culinária, com inconfundíveis características. Ao passear por São Paulo, experimente o delicioso virado à paulista, prato típico da região que engloba tutu de feijão, bisteca, couve e banana à milanesa, ou o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo.

Se prefere pratos mais fortes e apimentados, visite o Nordeste e não deixe de experimentar o acarajé baiano, um bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê e recheado com vatapá, camarão, cururu e vinagrete. Já na região norte, você também encontra iguarias com maior presença e tempero, como o Tacacá, típico da região amazônica, que se trata de uma sopa de tucupi com camarões, jambu e goma de tapioca.

Em Goiânia, você não pode deixar de experimentar o diferenciado arroz com frango e pequi, já que o fruto que compõe o prato é extremamente famoso no Centro-Oeste brasileiro. Já no Sul, passe pelo Paraná e se delicie com o Barreado, um cozido de carne bovina, servido com arroz, banana e pirão.

No Brasil, ainda é possível visitar mercados e feiras para explorar a grande diversidade de frutas tropicais, como açaí, banana, graviola, pitanga, entre muitas outras.


Ainda não conseguiu definir o objetivo da sua viagem, ou procura diversas atividades em um único roteiro? Nesse caso, você pode contar com a ajuda dos profissionais da MultiCidades para garantir as melhores experiências, montando um roteiro totalmente personalizado, do jeitinho que você sempre sonhou!

A MultiCidades é uma agência de viagens corporativas que está no mercado há mais de 28 anos, sempre buscando expandir seus negócios para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos clientes. Por isso, possuímos um departamento totalmente focado em viagens de lazer, trazendo o conceito de mordomia do mundo corporativo, também para as suas férias.

Além disso, nossas soluções inteligentes comportam diversos serviços que otimizam a experiência com viagens, como atendimento VIP, traslados executivos, assessoria para emissão de vistos e passaportes, entre muitos outros.

Entre em contato com a MultiCidades e garanta a melhor viagem da sua vida!

Esteja atento à época do ano em que realizará a viagem, já que alguns destinos necessitam de um clima específico para proporcionar uma experiência agradável e inesquecível.

Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo estão entre os destinos mais visitados no Brasil.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page