top of page

Vocabulário do viajante


Viajar proporciona experiências e momentos únicos, que ficam guardados para sempre na memória. Para aqueles que já possuem experiência ou são conhecedores dos trâmites e conceitos existentes no mundo das viagens aéreas, algumas ações se tornam mais fáceis de compreender e executar.


Por isso, a MultiCidades montou o “Vocabulário do Viajante”, reunindo alguns dos termos mais utilizados no meio da aviação, com seus respectivos significados, que vão te ajudar a entender melhor os processos de viagens!


Aeródromo: área designada, em terra ou na água, para a decolagem, pouso e operação de aeronaves. É um local que inclui uma pista de pouso e decolagem, bem como instalações e serviços relacionados para atender às necessidades das aeronaves e dos passageiros.


Alfândega: também denominada aduana, é o órgão governamental responsável por realizar a vistoria do fluxo de importações e exportações de mercadorias.


ANAC: sigla que significa Agência Nacional de Aviação Civil. Trata-se de uma agência federal responsável por regular e fiscalizar a aviação civil brasileira, garantindo segurança e qualidade nos serviços do setor.


Check-in: processo pelo qual os passageiros confirmam, por meio da apresentação de documentos, sua presença em um voo, garantindo a emissão dos cartões de embarque.


Escala: ocorre quando um voo faz uma parada intermediária em outro aeroporto, mas os passageiros permanecem na área de trânsito da aeronave. Nesse caso, não é necessário sair do avião e não há mudança de aeronave.


Conexão: Uma conexão de voo ocorre quando os passageiros precisam trocar de avião para continuar sua viagem. Nesse caso, é necessário sair da área de trânsito do aeroporto, passar pelo controle de segurança e, muitas vezes, pegar as bagagens despachadas e despachá-las novamente.


Embarque: entrar na aeronave para ir ao destino da sua passagem.


Desembarque: sair da aeronave no destino contratado.


Mala de mão: mala de pequeno porte, que pode ser transportada dentro da cabine dos passageiros do voo, em cima do assento.


Despachar mala: entregar a bagagem para ser transportada no compartimento de carga de um avião. Essa bagagem é devolvida ao passageiro em seu destino final, geralmente na esteira do aeroporto.


E-Ticket: passagem ou bilhete aéreo em formato digital.


Milhas: pontos acumulados no cartão de crédito que podem ser trocados por descontos em passagens aéreas.


Passaporte: documento oficial, emitido pelo governo, que identifica o titular como cidadão do seu país de origem e permite a viagem internacional.


Visto: documento oficial, emitido pelas autoridades de um país, para permitir que um estrangeiro entre e permaneça temporariamente em seu território.


Seguro viagem: serviço contratado para amparar o viajante em caso de imprevistos médicos durante a estadia em território estrangeiro.


Trecho: viagem de mão única. Exemplo:

· IDA: São Paulo -> Rio de Janeiro – (1º trecho) VOLTA: Rio de Janeiro –> São Paulo (2º trecho)

O exemplo acima contém 2 trechos, que podem ser comprados juntos ou separados.


Vocabulário internacional


Airline: companhia aérea.

Airline counter: guichê da companhia aérea.

Codeshare: voos compartilhados entre duas ou mais companhias aéreas.

Departure: embarque; partida.

Arrival: desembarque; chegada.

Now boarding: embarque imediato.

Boarding pass: passagem aérea.

Gate: portão.

Conveyor: esteira transportadora da bagagem.

Customs officer: fiscal alfandegário.

Visa: visto.

E-visa: visto eletrônico.

No show: Termo utilizado para se referir aos casos de de viajantes que não compareceram no embarque.

Non-stop: voo direto; sem escalas.

One way: passagem só de ida para o destino escolhido.

Round-trip ticket: passagem de ida e volta.

Stopover: conexão longa, com duração maior do que 24h.

Surface: conexão feita por terra.


Agora que você está mais antenado em relação aos termos de aviação, que tal agendar a sua próxima viagem? Com a MultiCidades, além de você viajar com tranquilidade e segurança, ainda é possível contar com todo o suporte necessário em caso de dúvidas e imprevistos, ou simplesmente confiar todas as burocracias sob nossa responsabilidade!

Com mais de 28 anos de mercado, somos uma agência de viagens corporativas que tem como principal objetivo garantir o bem-estar dos nossos clientes. Nossa solução inteligente engloba tecnologia, comodidade, agilidade e economia, todos os pontos necessários para vivenciar experiências incríveis, sem dores de cabeça.

Com um extenso portifólio, oferecemos atendimento VIP nos principais aeroportos do Brasil, tecnologias para gerenciamento e redução de custos com viagens, traslados executivos, assessoria para emissão de documentos, como vistos e passaportes, além de pacotes e cruzeiros para viagens de lazer e, até mesmo, desenvolvimento de eventos corporativos! Somos uma agência completa, que possui o know-how para auxiliar com qualquer assunto relacionado a viagens. Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco e garanta as melhores experiências, antes, durante e após o seu voo!


Use o inglês ao seu favor. Mesmo que não esteja tão habituado com o idioma, saiba identificar palavras que facilitarão seus processos de viagem e comunicação com os profissionais do aeroporto.


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) atribui códigos de três letras aeroportuários exclusivos para identificar os aeroportos em todo o mundo. Esses códigos são amplamente usados ​​na indústria da aviação e ajudam a identificar rapidamente os aeroportos em itinerários e bilhetes de passagem.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page