top of page

4 destinos para o carnaval 2023


A época do ano favorita dos brasileiros está chegando. O carnaval é o feriado responsável por parar o país durante 5 dias, com o intuito de celebrar a última semana antes do início da quaresma. Esta festa popular é conhecida pela folia generalizada em diversos pontos do Brasil, além de também ser comemorada em outros lugares do mundo.

Logo, pensando em fazer uma pausa na rotina para aproveitar esse feriadão prolongado, nada melhor do que viajar para conhecer diferentes lugares e culturas, seja para desfrutar da farra carnavalesca ou, até mesmo, para relaxar.

Por isso, nós, da MultiCidades, separamos uma lista de destinos incríveis, para todos os gostos, a fim de que você possa planejar a sua próxima viagem, o quanto antes, e aproveitar o carnaval da melhor forma!


1. Rio de Janeiro, RJ


Quando se pensa em carnaval, um dos primeiros destinos que vem à mente, sem dúvidas, é o Rio de Janeiro. Além da sua beleza exuberante, a cidade carioca conta com uma comemoração, recheada de cultura e história, durante o feriado. As escolas de samba locais trazem o encanto da percussão aos apaixonados pela música, enquanto o carnaval de rua reúne milhões de pessoas, entre turistas e moradores, anualmente, que buscam por farra e muita diversão.

Este ano, o centro da cidade contará com 52 blocos oficiais espalhados pelas ruas. Além disso, os desfiles das tradicionais escolas de samba, realizados no famoso Sambódromo da Marquês de Sapucaí, ocorrerão entre os dias 17 e 25 de fevereiro.

No tempo livre, também é possível apreciar as belas e famosas praias da cidade, como Copacabana, Leblon e Leme, que se tornam ainda mais lindas embaixo do sol acolhedor do verão carioca. E, para os que procuram realizar passeios turísticos, dicas não faltam: visite o Museu do Amanhã, a Quinta da Boa Vista e o famigerado Bondinho Pão de Açúcar. As paisagens são fantásticas e você ainda conseguirá descansar entre um bloco e outro.


2. Olinda, PE


Se você está procurando vivenciar um carnaval mais tradicional, precisa visitar Olinda, em Pernambuco. A festa acontece no centro histórico da cidade nordestina e preserva os traços clássicos do século XX, quando se originaram aos primeiros clubes carnavalescos, juntamente ao carnaval pernambucano.

A cidade é conhecida pela famosa tradição dos bonecos gigantes, que possuem até quatro metros de altura e animam as festas de carnaval, caracterizados de personalidades religiosas, figuras públicas e indivíduos da região. Além disso, a folia local também é popular pelo frevo, uma dança vibrante que mistura elementos de coreografias e luta, e pelo maracatu, uma manifestação folclórica, de origem africana, que engloba música e dança.

A celebração ocorrerá, oficialmente, entre os dias 17 e 22 de fevereiro. Porém, desde o início de janeiro, o pré-carnaval já está acontecendo, a todo vapor.

Além da farra, reserve um tempo para desbravar as coloridas ruas de Olinda. Visite a Catedral da Sé, a Casa dos Bonecos Gigantes e o Convento de São Francisco. A cidade é cheia de arte e você consegue conhecer boa parte dela, até mesmo, a pé.


3. Ilha de Boipeba, BA


É importante lembrar que o feriado é para todos os gostos, e não apenas para quem está procurando por farra. Com isso, apesar de ser conhecida pelos grandes festivais carnavalescos, é possível, sim, curtir um feriado de carnaval tranquilo na Bahia. A Ilha de Boipeba fica localizada no Baixo Sul do estado nordestino e é o destino ideal para quem procura sossego na época mais agitada do ano.

O local é composto por praias deslumbrantes e desertas, repletas de piscinas naturais, que contam com diversas espécies de peixes para você conhecer. Os passeios de lancha e caiaque são grandes atrativos da região, além dos mergulhos juntos aos corais, que podem ser realizados, inclusive, durante a noite.

Caso decida visitar essa bela ilha paradisíaca, não deixe de conhecer a Velha Boipeba. Trata-se do vilarejo mais povoado do local, onde pode-se encontrar restaurantes, bares, pousadas e, até mesmo, um shopping. Sendo assim, aproveite para imergir em experiências gastronômicas únicas, e conheça as delícias que a culinária típica nordestina tem a oferecer. O importante é não deixar de curtir o feriado!


4. Mazatlán, México


O carnaval não é uma tradição, exclusivamente, brasileira. Se você quer aproveitar a folia, mas achou que isso não seria possível fora do país, lhe trouxemos a opção perfeita!

Mazatlán é uma cidade banhada pelo Oceano Pacífico e fica localizada no estado de Sinaloa, no México. Hoje, conta com a terceira maior comemoração de carnaval do mundo. A festa, que é famosa pelas cores e pluralidade, tem duração de 6 dias e recepciona, anualmente, mais de um milhão de pessoas, com um legado que já existe há mais de 100 anos.

Os desfiles de carros alegóricos, ao som de tambores e diversos estilos musicais, animam os blocos que passam pelas belas praias da cidade. As festas à fantasia e os ovos ocos, recheados de confetes -conhecidos como cascarones, são tradições carnavalescas da região, juntamente às competições literárias que são promovidas.

Em 2023, o colorido carnaval de Mazatlán acontecerá entre os dias 16 e 21 de fevereiro, e já conta com diversas atrações culturais, previamente divulgadas.

Além de toda festança, a região proporciona passeios repletos de belezas naturais e muita história. Conheça o farol de Mazatlán, que possui 159 metros de altura, e possibilita a visualização de toda a cidade. O centro histórico e as encantadoras praias também são dignos de serem visitados durante as pausas da folia.


E aí? Agora que você já tem indicações para as mais diversas formas de curtir o feriado carnavalesco, o que falta para você agendar sua viagem?

Relaxar, festejar, passear... Não importa o motivo! O carnaval foi feito para ser aproveitado, e você pode contar com a gente, da MultiCidades, caso queira se desconectar, por completo, das dores de cabeça cotidianas. Para uma viagem de lazer sem burocracias e imprevistos, temos inúmeras opções, além de cuidarmos de todos os trâmites, para que você foque, apenas, em descansar e se divertir durante o feriadão.


Gostou das dicas? Curta, comente e compartilhe! ✈

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page