O mundo corporativo precisa, constantemente, se moldar e acompanhar o mercado, sempre definindo novas estratégias e campanhas de divulgação. Dentre elas, contamos com os famosos eventos corporativos, que possuem diversos gêneros e formatos, determinados pelo objetivo que a empresa busca atingir com a sua realização. Entre as principais finalidades, podemos citar:
Auxiliar na comunicação interna ou externa
Estreitar relacionamentos
impulsionar vendas
Fortalecer a imagem da marca
Realizar medição de aderência
Sabendo disso, o próximo passo é decidir qual o formato ideal para o seu evento corporativo. Com isso, nós, da MultiCidades, separamos uma lista com
alguns modelos existentes, para te auxiliar a alcançar a sua meta:
1. Palestra
Geralmente apresenta caráter informativo ou motivacional, contando com apresentações de temas pré-selecionados, relacionados com o perfil da empresa e sua cultura organizacional.
Independentemente do assunto a ser abordado, esse formato de evento deve ser estruturado de acordo com o número de participantes e o objetivo corporativo a ser atingido.
Ao final da sessão, ocorre uma disponibilidade de tempo para interação entre palestrante e convidados, o que levará ao esclarecimento de dúvidas, trocas de informações e, até mesmo, realização de atividades.
2. Feira
Este modelo trata de uma exposição de produtos e serviços, também denominada stand, com a participação de empresas, na maioria das vezes, do mesmo ramo ou setor. A feira possui foco na divulgação da mercadoria para o público e parceiros, promovendo networking durante os dias de duração.
Além disso, dentro de uma feira podem ocorrer pequenos eventos, como palestras, workshops, treinamentos, e, algumas vezes, até cursos com emissão de certificados.
Neste tipo de evento é possível se deparar com as tendências e inovações do mercado, além de possibilitar uma análise estratégica do comportamento dos concorrentes e das futuras possíveis propostas mercadológicas do setor.
3. Congresso
Congressos são eventos de grandes proporções, voltados para a área de desenvolvimento e pesquisa de universidades e instituições de ensino. Normalmente possuem duração de dias ou semanas, e contam com especialistas sobre o assunto que será abordado, estimulando o debate entre os participantes. Além disso, podem ser caracterizados como regionais, nacionais ou internacionais.
É um evento estratégico, cada vez mais explorado por empresas que buscam por soluções e talentos do setor.
4. Workshop e treinamento
Workshop é um tipo de evento realizado para aperfeiçoar e aprofundar habilidades, englobando os conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto abordado. Nele, atividades interativas ocorrem, durante um ou dois dias e, por isso, é considerado acessível, até mesmo, para o público que não possui tempo para realizar cursos de longa duração.
O número de participantes é pequeno, possibilitando que a oficina seja realmente absorvida por todos, de forma dinâmica e esclarecedora, contando com um condutor para orientar e saciar dúvidas.
Já durante treinamentos, os participantes absorvem ou reciclam o conteúdo necessário para a capacitação em um setor, porém, a prática só será aplicada dentro do mercado de trabalho. Seu principal objetivo é fazer com que os funcionários estejam cientes de todos os procedimentos a serem adotados para executar uma determinada função dentro das empresas em que trabalham.
5. Seminário
Um seminário é realizado quando o intuito do evento é compartilhar conhecimento e estimular a captação novos domínios, trazendo um único especialista para expor e discutir sobre determinado tema. Ao fim da apresentação, é disponibilizado um momento para que o público e o profissional interajam, gerando discussões, trocas de informações e esclarecimento de dúvidas.
6. Mesa-redonda
Este formato de evento abrange debates sobre determinado assunto, onde especialistas e pesquisadores do tema se acomodam em um círculo ou semicírculo, de frente para o público. Em uma mesa-redonda é indispensável a presença de um mediador, já que os tempos de fala são cronometrados, possibilitando o compartilhamento de informações, de forma igualitária, por todos os participantes do debate.
Este formato também pode ser realizado dentro de outros tipos de evento, sendo ideal para quem busca expandir seus conhecimentos científicos e ouvir diferentes opiniões de entendedores da área.
7. Confraternização
A confraternização auxilia no processo de pertencimento do colaborador para com a empresa em que trabalha. Geralmente é realizada para comemorar aniversários, datas pontuais da organização e festas de final de ano, além de cerimônias de premiações de destaques. O importante é ressaltar e promover a interação entre os funcionários da empresa, criando um ambiente corporativo agradável, para que todos exerçam suas funções em harmonia e com o espírito de parceria.
No geral, realizar um evento corporativo vai muito além da escolha do modelo ideal. É necessário se certificar que tudo saia conforme o planejado, de ponta-a-ponta, para proporcionar uma experiência única aos convidados e conseguir atingir o resultado esperado. Por isso, caso esteja buscando uma empresa qualificada para realizar seu evento sem nenhum imprevisto, nós, da MultiCidades, atuamos como uma agência de viagens corporativas e realizamos eventos para o público em questão há mais de 20 anos, em território nacional e internacional. Para desenvolver as melhores soluções do mercado e criar estratégias personalizadas para cada caso, possuímos um departamento dedicado para eventos corporativos, contando com profissionais extremamente capacitados, que estão sempre prontos para transformar a sua ideia em realidade, sem nenhum impedimento.
Pessoas motivadas são mais produtivas, por isso, invista na sua empresa, funcionários e clientes. Realizar um evento corporativo é tão importante quanto a divulgação do seu produto ou marca!
Comments