top of page

Aluguel de carros para viagens


Você já se perguntou como funciona o aluguel de carro? E quando está em outro país como funciona? Hoje trouxemos algumas dicas para você incluir no seu roteiro sempre que necessário, seja durante sua viagem corporativa ou viagem de lazer.


Em viagens nacionais o aluguel do veículo pode ser alugado por pessoas e empresas para uso do funcionário.


Mas, antes de realizar o aluguel é preciso responder algumas perguntas, como:

  • Qual destino?

  • Quanto dias de viagem?

  • Diárias ou o mensal?

  • Com limite de quilometragem ou sem limite de quilometragem?

  • Seguros e coberturas.

Diárias pode ser para alguns dias, por semanas, sem limite quilometragem, geralmente bem pontuais. E pode ser mensal, porém este tem o limite de 1 mil quilômetros até 5 mil quilômetros e seu excedente é cobrado, então calcular mais ou menos ajuda se você possui esse limite de quilometragem.


Além do destino e da quilometragem é preciso pensar no tempo da sua viagem e também no seguro, afinal na estrada tudo pode acontecer, e não estou falando de acidentes, mas um pneu que fura, uma pedra que lasca o para-brisa do carro é um baita prejuízo, por isso, independente do modelo do carro o seguro é uma forma de se proteger de eventuais contratempos.


Tem locadoras que não alugam sem o mínimo de cobertura do seguro, e para alugar é preciso ter um cartão de crédito válido para o bloqueio do valor(calção) caso tenha algum outro problema, tanto para viagens nacionais como as internacionais.


Alguns são pagos na hora pelo cartão da empresa e outras que possuem um sistema de envio de fatura direto para a empresa para aluguel de carros no Brasil.


Vale lembrar que todas as eventualidades, como uma multa, serão cobradas no cartão apresentado também.


Para alugar é preciso que o condutor tenha a CNH (Carteira de Habilitação Nacional) válida e regular para o aluguel e o veículo escolhido, e caso você vá acompanhando por outro motorista em uma viagem longa, vale a pena incluir no seguro o segundo motorista e revezar a direção.


Em muitas viagens o aluguel de veículos, com seguro, saí mais vantajoso do que usar o próprio carro durante a viagem. Além de você poder a experiência de dirigir um outro modelo, escolher a potência, saí mais econômico e você ainda pode contar com sistema de bordo e quem sabe aproveitar um teto solar enquanto anda pelas ruas do interior.


Mas você pode, também, ir até o destino e alugar para rodar somente local, em dias específicos de sua viagem de lazer ou em sua rotina corporativa a algum cliente.


Lembre-se: não cruze a fronteira com carro alugado, para não perder a cobertura do seguro do veículo e viagem. Planeje e alugue no local com segurança.


Antes do aluguel verifique se a empresa dará a cobertura que você precisa. Não queremos, mas acidentes acontecem e custam caro para todos os envolvidos.


Aluguel de carros viagens Internacionais


Existem destinos que vale a pena o aluguel de carro, principalmente se você for para os Estados Unidos, lá tudo é pensado para atender os motoristas com estradas largas e preparadas.


Não são todos os destinos que alugar um carro é uma opção, tem países que não aceitam turistas conduzir veículos.


Antes de realizar o aluguel, assim como no Brasil, é necessário apresentar a documentação específica, a PID (Permissão Internacional para Dirigir- que nem sempre é solicitada, mas é bom ter) junto a sua CNH brasileira e o seu passaporte para ter validade. E um cartão de crédito internacional válido na hora de alugar.


Você pode solicitar a sua PID (Permissão Internacional para Dirigir) no Detran ou entrar em contato com nossos especialistas em documentação e te dar assistência durante o processo para sua viagem corporativa ou viagem de lazer. Tire, também, seu passaporte e visto com quem entende do assunto, a MultiCidades.


PID é pedida na maioria dos países, mas o recomendado pelo próprio órgão de trânsito é que você a tenha em mãos para qualquer destino fora do país e ande junto ao passaporte e CNH válida.


Prazo de validade da PID

  • CNH com prazo de validade inferior a 3 anos - o prazo de validade da PID será o mesmo da Carteira Nacional de Habilitação.

  • CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos - o prazo de validade da PID será de 3 anos.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.


Cada estado emiti a sua PID de acordo com as regras locais, por isso, os prazos e preços podem mudar de acordo com a solicitação. Mas não se preocupe que nosso time está preparado lidar com para essa burocracia enquanto você planeja seu próximo destino.


Sempre planeje suas férias, inclua o aluguel de carro e seguros para você continuar economizando com quem entende de viagens corporativas, a MultiCidades.



Alguns países possuem a mão inglesa que é o volante do lado direito para quem vai para Austrália ou Reino Unido, por exemplo, se depara com a circulação pelo lado esquerdo nas vias e essas pequenas alterações podem aumentar o risco de acidentes.


Caso vá visitar o país com mão inglesa redobre a atenção.

✈Curta! Comente! Compartilhe com quem precisa saber disso 🚗 😉

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page