top of page

Dicas para lidar com o jet lag em suas viagens

  • Foto do escritor: MultiCidades
    MultiCidades
  • há 11 minutos
  • 3 min de leitura
Mulher com headphone dorme sentada, na janela de um avião de onde é possível ver parte do céu.

Preparar-se para viajar é essencial – e isso se torna ainda mais importante quando o seu corpo precisa se adaptar a um novo fuso horário. Esse processo, que pode causar sintomas capazes de afetar tanto viajantes a lazer quanto profissionais em deslocamentos internacionais, é conhecido como jet lag. Para ajudar a minimizar esses impactos, a MultiCidades, agência de viagens corporativas com 31 anos de atuação e presença nas principais cidades do país, reuniu alguns cuidados importantes que fazem toda a diferença antes, durante e após a viagem.


Conhecido cientificamente em português como Dissincronose, o jet lag se apresenta como um transtorno temporário do sono, quando o relógio biológico do corpo entra em confusão em relação a horários diferentes pelo mundo.


Só no Brasil, são quatro os fusos horários, os de Brasília, Amazonas, Acre e Fernando de Noronha, com três horas de diferença entre si. Entretanto, o país pode ficar distante em até 19 horas do fuso horário de Kiribati, no Oceano Pacífico!


Encarar essa mudança pode vir acompanhado de sintomas característicos do jetlag, como sono ao longo do dia, insônia durante a noite, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço e dificuldade de concentração, sendo em alguns manifestados problemas digestivos, irritações na pele, perda de apetite e sensação de enjoo no viajante.


ÀS DICAS PARA MELHORAR OS SINTOMAS:


  • Adaptar-se ao novo fuso antes mesmo de desembarcar

Ajustar a rotina de sono na semana que antecede uma viagem longa pode minimizar o jet lag. Nesse caso, vale dormir e acordar mais cedo se for para leste; ou mais tarde se viajar para oeste.


  • Água e toda hidratação possível

O bom funcionamento do corpo depende de hidratação, o que também pode reduzir o cansaço. A recomendação é manter uma garrafa d’água a postos, evitar álcool e café (que aceleram a desidratação) e consumir frutas como aliadas.


  • Dormir no avião (na medida certa) ajuda

Caso o desembarque seja à noite, vale ficar mais ligado no avião; já caso seu voo chegue pela manhã, descansar no avião ajudará a se manter em pé ao longo do dia.


  • Busque luz para esta regulação natural

Enviar sinais claros para o corpo de qual novo turno (manhã/tarde/noite) está, é uma das formas mais simples de se livrar do jetlag. Aqui, duas dicas extras são também evitar se expor a telas (celular, televisão) antes de dormir e usar máscaras de dormir com protetores auriculares para melhorar a qualidade do descanso.


  • Cuidado com remédios para dormir

Com o corpo em estado de alerta e confusão, o uso de medicamentos ou de suplementos que induzem o sono, como a melatonina, podem causar efeitos não-habituais e mais intensos durante o enfrentamento do jet lag.


  • Organize a rotina

No caso de viagens com desembarque pela manhã, evite cair na tentação de dormir logo cedo. Ao invés de priorizar um sono – desenfreado e mais forte que o habitual, foque em ajustar os horários das principais refeições e as próximas tarefas. Nesse caso, planejar compromissos importantes apenas após o período de adaptação podem ser cruciais. Outra dica é manter sob controle a observação do relógio, mesmo que sob insônia ou extremo sono, para que não aumente mais a ansiedade que inibe a adaptação ao novo fuso.


  • Se possível, vale reservar voos com chegada em horários mais confortáveis à sua rotina

Na MultiCidades, as necessidades do cliente são avaliadas de forma estratégica, desde a escolha dos melhores horários de voo até o suporte completo antes, durante e após a viagem!


✈ Fale com um consultor da MultiCidades e conte com um planejamento inteligente para viagens mais produtivas e confortáveis: 11 2101-6100.

Comentários


bottom of page