Microtrips para aproveitar os 10 feriados prolongados em 2026!
- MultiCidades

- há 6 dias
- 6 min de leitura
Se a sua meta é viajar e conhecer mais o Brasil/mundo, 2026 é o ano perfeito! Isso porque 10 feriados prolongados devem marcar o ano, como uma possibilidade de obter mais dias de folga sem descontos no período de férias, por exemplo. “Será um momento marcado principalmente pelo bleisure (tendência que inclui a viagens corporativas também experiências de lazer, a partir de extensões nas estadias)”, crava Mauricio Rosa, consultor sênior de Lazer, que aponta sugestões de microtrips (viagens curtas), a partir dos principais destinos próximos às capitais.
As datas aguardadas são:
3 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa | Nacional;
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes | Nacional;
1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho | Nacional;
4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi | Municipal;
9 de julho (quinta-feira) – Revolução Constitucionalista | Estadual;
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil | Nacional;
12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida | Nacional;
2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados | Nacional;
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República | Nacional;
20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra | Nacional;
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal | Nacional.
Microtrips estratégicas
Abril (Sexta-Feira Santa)

Busca um destino histórico e com lindas paisagens? Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, é uma sugestão de microtrip. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade conta com um centro histórico com calçamento de pedras, conhecido como “pé-de-moleque”, do século XVIII e projetado para que a água da maré alta “alague” e limpe naturalmente as ruas mais baixas da região. Por lá, são pontos turísticos a Igreja Santa Rita (onde fica o Museu de Arte Sacra local), além do Cais de Paraty onde saem os principais passeios de escuna da cidade para áreas diversas da costa como Praia da Ilha do Pelado (na foto), Praia da Lula, Praia Vermelha e Lagoa Azul.
Abril (Tiradentes)

Apelidado de “mar de Minas Gerais”, o município de Capitólio é um ponto de descanso (e aventura) com cachoeiras entre cânions, águas esverdeadas do Lago de Furnas e as encostas da Serra da Canastra. Para além das trilhas, de quebra, essa é uma ótima oportunidade para garantir produtos típicos e deliciosos de MG – principalmente o autêntico Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro: o Queijo Canastra, na Rota do Queijo de fazendas premiadas na produção do alimento.
Maio (Dia do Trabalho)

Em clima aconchegante, Serra Negra é uma das melhores opções para turistar o interior paulista no outono. A cidade é marcada por suas fontes de águas termais, lojas de produtos caseiros (doces, laticínios e cafés), um teleférico com trajeto médio de 15 minutos, um museu com engenhocas mecanizadas surpreendente (a Disneilândia dos Robôs) e uma Rota do Café com detalhes sobre a produção da tradicional bebida. No Centro, desde 2023 também é possível dar um "pulinho improvisado" à Itália: no local, está situada uma réplica da Fontana Di Trevi, iluminada também de noite. A curiosidade é que a versão que imita o monumento popular de Roma também recebe diariamente dezenas de moedas (doadas ao Fundo de Solidariedade municipal) em torno da busca da realização de desejos dos turistas.
Junho (Corpus Christi)

Na Serra Gaúcha, Gramado é o destino do Sul mais atrativo para uma microtrip quando o assunto é gastronomia e atrações turísticas, sendo marcado pela arquitetura alemã em suas vias. A cidade conta com zoológico, parque aquático e museu de cera. Além disso, para incorporar todo o espírito de inverno do feriado, opera em Gramado também o parque Snowland (na foto), coberto de neve, com pista de patinação, esqui e snowboard. Outra dica fica por conferir o ziguezague da Rua Torta, uma ladeira clássica de cartão-postal da cidade, bem próxima aos principais cafés, chocolaterias e cervejarias locais.
Julho (Revolução Constitucionalista)

Uma cidade de charme, projetada para curtir com conforto o frio da temporada é Campos do Jordão. Conhecida como "Suíça brasileira", a cidade conta em julho justamente com o Festival Internacional de Inverno — uma série de espetáculos de música erudita. Em arquitetura enxaimel, os estabelecimentos surpreendem em fondues, chocolates, cervejas e boa gastronomia. Por lá, valem passeios pelo Amantikir (parque com jardins até em labirinto), assim como pela Vista Chinesa ou Pico do Itapeva (áreas com vista panorâmica da Serra da Mantiqueira).
Setembro (Independência do Brasil)

A região que contorna a Baía de Todos os Santos – a segunda maior do mundo – é rica em manifestações culturais, paisagens e também em história. Foi, inclusive, em uma cidade local, Cachoeira, que o primeiro conflito (junho de 1822) entre brasileiros e portugueses ocorreu como rumo à independência do país. Sobretudo, vale um destaque, a uma das principais áreas litorâneas do Recôncavo Baiano: Salinas da Margarida (na foto). No local, banhos de água do mar ou do rio são possíveis. Uma capela de 1620, a Igreja Nossa Senhora da Encarnação, é só uma das atrações carregadas de memória regional preservada.
Outubro (Nossa Senhora Aparecida)

Descoberta pelos hippies dos anos 1970, Canoas impressiona por falésias, dunas, mar azul e opções divertidas de passeios, como jangada, bugue e parapente. A cidade foi cenário do filme (Bella Dona/1997) e da novela (Malhação/2009). Outro fato interessante é que sua praia apresenta um logotipo em vários pontos da falésia. Curiosamente esse símbolo foi desenvolvido por um artista local, conhecido Chico Artesão, ao capturar um fenômeno astrológico habitual de outubro: a aproximação da lua crescente e estrela d'Alva (planeta Vênus) no céu.
Novembro (Dia de Finados)

Clubes, parques aquáticos e piscinas quentes: Caldas Novas é um dos principais destinos do Centro-Oeste e dispensa muitas introduções. Com a mesma proposta de relaxamento por meio da água, a cidade de Rio Quente também fica a 30 km e conta com uma boa rede hoteleira especializada no serviço (a exemplo da foto do Parque das Fontes, no Rio Quente Resort). Ambos municípios são privilegiados com nascentes de águas que já emergem em temperaturas de mais de 35 graus.
Novembro (Proclamação da República)

Unidade de Conservação de ecossistemas (manguezais, restingas), a Ilha do Mel, ainda que mais rústica, é o principal destino do litoral paranaense. São pontos turísticos do local o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres – com canhões originais, que serviam para defender a Baía de Paranaguá em 1769. Praticar surf ou standup paddle, assim como navegar de barco, são boas pedidas para aproveitar a ilha. Um mergulho na Praia da Gruta possibilita também vislumbre para conhecer a Gruta dos Encantados – patrimônio natural com mais de 10 metros de extensão e com acesso liberado na maré baixa (8h-13h).
Novembro (Dia da Consciência Negra)

No Norte alagoano, São Miguel dos Milagres desponta em hospitalidade, coqueiros a perder de vista, mar morno e sem ondas, águas esverdeadas e areia fina ao toque. Rodeado de belezas naturais – incluindo piscinas naturais, uma das principais atividades para fazer no local é passear de jangada, bugue e conhecer peixes-bois (por meio do projeto de conscientização da Associação do Peixe-Boi).
Dezembro (Natal)

Um paraíso das cachoeiras é a definição de Presidente Figueiredo. São mais de 140 quedas d'água em meio à floresta, com opções que variam em infraestrutura e níveis de trilha. A visita às cachoeiras também se confunde com cavernas e grutas. Dessa forma, o cenário se torna um convite natural a esportes radicais e de aventura como caiaque, tirolesa, rapel, rafting e arvorismo. Vale destacar que no município vizinho de Balbina ficam também os jacuzis naturais do Circuito Mutum (na foto), formados nas rochas pela ação da água em movimento circular por mais de 5 milhões de anos, de acordo com geologistas.
Para tornar a experiência da microtrip ainda mais confortável, evite uma bagagem volumosa a fim de ganhar mobilidade e mais tempo para curtir. Planeje também seu transporte e hospedagem com antecedência.
A ideia de curtir uma semana de trabalho e ainda tirar um tempinho para lazer é especialidade da MultiCidades, que mantém uma área exclusiva para a modalidade por meio do Departamento de Lazer. Para bleisure ou até viagens independentes – como pessoa física mesmo, consulte ideias, promoções e comodidades que só a gente tem a oferecer no WhatsApp (11) 2101-6100 e e-mail lazer@multicidades.com.br.
.png)

Comentários