Notícias do turismo: 24 horas para checkouts, cidadania italiana flexibilizada e ingressos mais baratos para a Copa do Mundo
- MultiCidades

- 23 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Dezembro está recheado de novidades no turismo. O compilado das principais notícias você acompanha abaixo com a MultiCidades, agência especializada em viagens corporativas há mais de três décadas no mercado!
Ministério do Turismo define diárias de 24 horas nos hotéis
Desde o último dia 16, já estão válidas as novas regras do Ministério do Turismo para hotéis brasileiros. Segundo a Portaria nº 28/2025, publicada em setembro, o preço da diária deve corresponder ao período de 24 horas – o que, de acordo com a Pasta em comunicado à imprensa, garante mais transparência para quem compra hospedagens e ainda “reforça a segurança sanitária e jurídica do setor”.
Segundo a portaria, os hotéis ainda podem definir seus próprios horários de check-in e check-out, mantendo a liberdade de cobrar tarifas extras apenas fora desse intervalo. A norma impõe também aos estabelecimentos que o período de arrumação e limpeza dos quartos não ultrapasse três dessas 24 horas, de modo que o preço por tal serviço já esteja incluído no preço da diária, de forma discriminada e clara ao cliente.
Outra novidade dentro da mesma portaria é a obrigatoriedade do registro digital do hóspede, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNHR) eletrônica. Dessa forma, a partir da norma, o check-in online pode se tornar uma realidade cada vez mais frequente nas recepções hoteleiras.
Na MultiCidades, nossa assessoria contempla negociação e custo-benefício com o melhor da rede hoteleira no Brasil e exterior para a sua empresa. Conte conosco para entender melhor as diretrizes, deveres e direitos em sua estadia.
Itália flexibiliza visto para brasileiros descendentes de italianos
A Itália começa a facilitar a concessão de vistos de trabalho para descendentes de italianos que moram no Brasil, assim como de outras seis nacionalidades. A flexibilidade, que mira na retirada do limite anual de autorizações para outros países, contempla aqueles que provarem ser ítalo-descendentes e ainda tenham um contrato de trabalho com alguma empresa italiana.
Em decreto, anunciado em dezembro, o país beneficia, portanto, moradores do Brasil, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Uruguai, sem que, entretanto, a concessão se estenda a um pedido de cidadania.
De acordo com o texto publicado, a escolha dos países participantes foi feita "com base no tamanho atual das comunidades italianas residentes nesses países". Especialistas acreditam que a medida visa impulsionar o preenchimento de postos de trabalho local.
Vale lembrar que, em maio, a Itália publicou sua Lei de Cidadania, restringindo a concessão de nacionalidade a descendentes de forma controversa — inclusive, com julgamento da questão na Corte Constitucional da Itália, previsto para março.
FIFA anuncia ingressos "mais acessíveis" para a Copa do Mundo de 2026
O mundo das viagens já se prepara para o boom da Copa do Mundo 2026. Como boa notícia, a Fifa introduziu um pequeno número de ingressos de até US$ 60 para "loyal fans" (torcedores fiéis) dos países classificados nos 104 jogos do torneio — o que, consequentemente, contempla até a final da Copa.
A venda dos ingressos promocionais, segundo a Fifa, fica sob a administração, em requisitos e critérios de distribuição, das federações nacionais dos países.
Não quer ficar de fora? Confira os preços de pacotes para torcer mais do que nunca — e ainda com comodidade — pelo Brasil (contra o Marrocos) em Nova Iorque, no dia 13 de junho; na Filadélfia (contra o Haiti), no dia 19 de junho; ou em Miami (contra a Escócia), no dia 24. O Departamento de Lazer da MultiCidades apresenta opções com e sem ingressos, confira já pelo WhatsApp.
Para ficar por dentro das próximas atualizações do mercado de turismo – sobretudo, o corporativo – inscreva-se em nossa newsletter. Aproveite para conhecer o nosso modelo de negócio: humanizado, voltado para a máxima satisfação e economia de empresas quando o assunto é viagem corporativa. Saiba mais pelo nosso WhatsApp.
.png)



Comentários