top of page

Para que serve o passaporte?



Passaporte é um documento de identificação, criado para possibilitar o acesso de viajantes em diversos territórios estrangeiros e reconhecer os imigrantes em questão. Nele, ficam registradas as entradas e saídas de cada viagem, além de vistos e autorizações.

No brasil, a legislação prevê cinco tipos diferentes de passaporte, sendo que, cada um deles possui finalidades e validades distintas. A classificação dos documentos é realizada através de cores, conforme abaixo:


1) Azul Escuro (Padrão Mercosul): Esta classificação se destina aos cidadãos comuns brasileiros e a validade do mesmo depende da idade do titular. Para viajantes de 18 anos ou mais, por exemplo, o documento é válido por 10 anos.

2) Verde: É endereçado à oficiais de serviço e possui validade máxima de 05 anos.

3) Vermelho: Passaporte direcionado à diplomatas e oficiais do Ministério das Relações Exteriores. Possui validade de 10 anos.

4) Amarelo: Utilizado para os casos de pessoas asiladas, refugiadas e estrangeiras, possuindo validade máxima de 02 anos.

5) Azul Celeste: Conhecido como passaporte de emergência, é ideal para os casos em que o viajante foi roubado ou furtado e terá de realizar uma viagem no período em que está sem o documento. Por ser temporário, possui validade máxima de 01 ano.


Além disso, também existe um documento de viagem, de cor marrom, denominado Laissez-passer, que possui finalidade semelhante à um passaporte. No caso do Brasil, este documento deve ser utilizado para situações em que o passaporte do viajante estrangeiro não é válido ou reconhecido pelo governo brasileiro, e possui validade máxima de 02 anos.

Também é importante ressaltar que, nos casos de turismo para países que fazem parte do Mercosul, como o Uruguai, Colômbia e Chile, os brasileiros são isentos da necessidade de passaporte, sendo obrigatória apenas a apresentação da cédula de identidade (RG).

Dentro do Brasil, a emissão do passaporte é realizada pelo próprio Departamento da Polícia Federal, enquanto no exterior o órgão responsável é o Ministério das Relações Exteriores. No geral, após solicitar o documento e realizar todos os procedimentos necessários, a emissão do passaporte ocorre entre 6 e 10 dias úteis, porém, em épocas de maior procura, o período de espera pode ser maior.


Caso esteja com pressa para emitir seu passaporte ou precise de ajuda para realizar os processos de expedição do documento, nós, da MultiCidades, garantimos as melhores soluções para te auxiliar. Somos uma agência de viagens corporativas, focada em assegurar o bem-estar dos nossos clientes. Dentre os diversos serviços ofertados por nós, possuímos um departamento totalmente focado em vistos e passaportes, que inclui, desde assessoria para emissão e renovação dos documentos, até atendimento exclusivo para passaporte emergencial, reduzindo o tempo de espera para tê-lo em mãos e poder viajar sem nenhum imprevisto.

Além disso, nossas outras soluções relacionadas a viagens, como atendimento VIP, tecnologias para redução de custos, traslados executivos, eventos corporativos, entre muitas outras, são referências no mercado! Desde 1994 construímos, diariamente, pilares de segurança para garantir a confiança dos nossos clientes sobre os serviços que prestamos, sempre inovando e nos desenvolvendo.

Por isso, na sua próxima viagem, seja ela corporativa ou de lazer, se permita aproveitar toda a experiência, enquanto nós cuidamos das burocracias. Contate a MultiCidades e viaje sem dores de cabeça!


Não esqueça de verificar todos os documentos necessários para a entrada no país que você realizará sua viagem, pois, independentemente da necessidade de passaporte, vistos também podem ser exigidos.


Cerca de 170 países aceitam o passaporte brasileiro sem a necessidade de visto prévio, tornando o passaporte do Brasil o 21º mais influente do mundo.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page