top of page

Vistos necessários para visitar a Alemanha



Quer conhecer o país da cerveja? A Alemanha, famosa pela sua história e tecnologia, oferece diversas atrações turísticas imperdíveis para todo tipo de público.


Hoje, para os brasileiros que visitam o território alemão com fins turísticos e por um período de até 90 dias, a apresentação de um visto de viagem não é obrigatória. Porém, a partir de novembro de 2023, a Europa passará a exigir uma nova autorização, denominada ETIAS (Sistema de Informação e Autorização de Viagens Europeu), que permitirá a entrada e circulação pelos países que fazem parte do Espaço de Schengen, como, por exemplo, França, Grécia, Itália e a própria Alemanha. Apesar disso, mesmo com o ETIAS em mãos, para os casos de permanências maiores do que 90 dias, a emissão de um visto segue sendo obrigatória.


Ao decidir emitir este documento, o primeiro passo é entender quais os tipos de visto e o que os diferenciam. Para facilitar sua pesquisa, a MultiCidades trouxe uma lista com os vistos mais comuns solicitados pela Alemanha, além dos objetivos de cada um deles.


Visto de trabalho

Dividido em diversas categorias, como visto para atividades profissionais, especialistas, reconhecimento parcial da formação, freelancers, artistas, trabalho voluntário e para buscas de emprego. Sua validade pode variar entre 180 dias e 24 meses, a depender da categoria.


Visto para estudos

  • Sprachkurs: para estudantes de cursos de, no mínimo, 18 horas semanais. Validade entre 3 meses e 2 anos.

  • Schüleraustausch: destinado para intercambistas. Validade de 01 ano.

  • Berufsausbildung: para estudantes de cursos técnicos. Validade de acordo com o tempo de curso.

  • Studium: para estudantes de nível superior. Validade de 120 dias de trabalho integral e 240 dias de meio-período.

  • Wissenschaftliche Aufenthalte: visto para cientistas.

  • Praktikum: destinado a estagiários. Validade de 12 meses.


O que conhecer na Alemanha


A Alemanha é um local repleto de pontos turísticos imperdíveis e paisagens deslumbrantes. Se estiver no país, você não pode deixar de passar pela famosíssima capital, Berlim, e conhecer o Portão de Brandemburgo e o Memorial do Holocausto.

Outro destino de destaque é Munique, conhecida pelo festival Oktoberfest. Ao visitar a cidade, não deixe de explorar a Marienplatz, onde está localizada a prefeitura, e a cervejaria Hofbräuhaus am Platzl.

Para os amantes da história, uma parada obrigatória é a cidade de Nuremberg, que foi palco de eventos importantes durante a Segunda Guerra Mundial e sede dos Julgamentos de Nuremberg. É possível visitar o Memorial dos Julgamentos e explorar a cidade antiga, com suas belas construções medievais.

Vai viajar à negócios? A Alemanha é conhecida por ser um país líder em tecnologia e inovação. Cidades como Frankfurt e Stuttgart são centros financeiros e industriais importantes, abrigando empresas multinacionais e startups de renome. Além disso, a Feira de Hannover é uma das maiores feiras comerciais do mundo, atraindo empresários de todo o globo. Se você estiver interessado em negócios e empreendedorismo, esses destinos oferecem uma oportunidade única para explorar o cenário corporativo alemão.

No geral, a Alemanha é um país repleto de pontos incríveis a serem visitados. Se você está cogitando realizar uma viagem pelo território europeu, mas ainda está com dúvidas sobre as documentações necessárias, que tal ter uma conversa com nossos especialistas? Aqui, na MultiCidades, você conta com assessoria para emissão de vistos, passaportes e diversos outros documentos de viagem, proporcionando maior facilidade acerca das burocracias existentes.

Além disso, como uma agência de viagens corporativas, contamos com diversos outros serviços que contribuem para viagens e voos muito mais tranquilos e cômodos, como atendimento VIP nos principais aeroportos do Brasil, traslados executivos, tecnologias para gerenciamento e redução de custos, entre outros. Entre em contato conosco e garanta as melhores experiências da sua vida, com a mordomia que você sempre sonhou!


Ao visitar a Alemanha, procure saber algumas palavras e termos básicos da língua alemã, como “DDanke”, que significa obrigado e “Bitte” que significa por favor.


A pontualidade faz parte da cultura alemã. O aeroporto de Munique fica em segundo lugar na lista dos mais pontuais do mundo, enquanto Tóquio segue na liderança.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page