top of page

Suspensão da Confecção de Passaporte


No final do dia 18 de novembro a Polícia Federal divulgou que a partir do dia seguinte, em nota à imprensa, que suspenderia a emissão dos passaportes, por falta de orçamento destinados ao controle migratório e emissão de documentos na casa. E isso pode complicar a viagem de algumas pessoas.


O agendamento e atendimento nos postos continuam funcionando normalmente, apenas a entrega é que ainda está sem previsão e ficará pendente. A suspensão estava prevista desde agosto, mas não foi divulgado nenhuma informação sobre o aumento do orçamento.


Foi solicitado aumento no orçamento para a impressão, mas por se tratar de um órgão do governo é preciso seguir o teto de gastos para a confecção do passaporte, pois o valor do documento que é pago vai para o tesouro e depois é dividido e repassado para administração que prevê os gastos durante o ano.


Mas se você tem uma agência de confiança, como a MultiCidades, você pode contar com nossos serviços de documentação para solicitar e eliminar a parte burocrática de toda a solicitação e poder focar no que realmente importa, seus negócios. Estamos monitorando continuamente cada etapa necessária para ter seu passaporte em mãos o mais rápido possível.




O passaporte é necessário para que você possa obter o seu visto que é exigido para entrar em alguns países e foi atualizado recentemente. Saiba mais sobre novo passaporte brasileiro.


A suspensão afeta a todos que precisam do passaporte?


Ela afeta a todos que agendaram desde o dia 19. Mas você pode contar com nosso time de especialistas que estão trabalhando para continuamente para minimizar os impactos em suas viagens corporativas ou viagens de lazer para que seja entregue o mais rápido possível.


Os passaportes que estão sendo entregues são os que são oficialmente considerados emergenciais que possam ser comprovados e que não podem aguardar o prazo, como:


  • Viagens a trabalho;

  • Catástrofes naturais;

  • Conflitos armados;

  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do solicitante, cônjuge ou parente até segundo grau;

  • Proteção de patrimônio;

  • Ajuda humanitária;

  • Interesse da Administração pública;

  • Ou outra situação emergencial em que o adiamento gere grave transtorno ao solicitante.


Embora ainda não tenha uma data para regularização da situação a Polícia Federal e o Governo Federal estão trabalhando para regularizar o serviço.


A dica Multi é sobre o período de renovação do passaporte, mesmo sem possíveis imprevistos de suspensão, o ideal é que 6 meses antes do vencimento você já vá atrás do processo de renovação.

E não esqueça, se você já tem um passaporte leve-o no dia do atendimento.


E para renovar o seu visto o mesmo prazo, de 6 meses. Marque na sua agenda do e-mail e não se preocupe que auxiliamos você na renovação também. 😉


Embora tenha suspendido a confecção dos passaportes ele é um documento que pode ser solicitado por qualquer pessoa que queira viajar para o exterior, pois é considerado um direito do cidadão livre.


Fonte: Governo Federal


Gostou do post? Deixe seu like clicando no coração aqui embaixo do texto. Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar esse post com quem quiser.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page