top of page

Dicas para montar um roteiro gastronômico



Já pensou em conhecer o mundo explorando sabores e delícias que as mais diversas culturas têm a oferecer? Ao planejar uma viagem de turismo gastronômico, você terá a oportunidade de visitar restaurantes, experimentar pratos tradicionais e descobrir os segredos culinários de várias regiões.

Por isso, a MultiCidades fez uma lista com algumas dicas te ajudar a montar o roteiro gastronômico perfeito!


Escolha o destino

Decida para onde você deseja viajar com base na reputação culinária da região. Considere locais famosos por sua gastronomia ou explore destinos pouco falados, mas que possuem uma culinária autêntica. Para isso, listamos algumas das referências gastronômicas mundiais:

Portugal

A culinária de Portugal possui destaque para os pratos com frutos do mar, como o Polvo à Lagareiro, o Bacalhau com Natas e as Sardinhas Assadas. Além disso, o Caldo Verde, composto por couve e linguiça, e o Cozido à Portuguesa, uma iguaria a base de porco e legumes, também são bem famosos pela região.

Os doces portugueses também não ficam de fora! Os famosos Pastéis de Nata, popularmente conhecidos como Pastéis de Belém, são referência mundial da culinária do país. As queridíssimas Queijadas, a base de queijo, ovos, leite e açúcar, também conquistam quaisquer turistas que arriscam prová-las.

Além disso, Portugal é reconhecido pela produção de queijos, como o Serra da Estrela, e de vinhos de qualidade, como o Vinho do Porto e os vinhos verdes.

Itália

A região é conhecida por seus ingredientes frescos e seus pratos de massa, como Spaghetti, Penne, Fettuccine e muitos outros. Eles são preparados com molhos variados, como o clássico "ragù" à bolonhesa, o "carbonara" com ovos, queijo e bacon, e o "pesto", feito com manjericão, nozes, alho, azeite de oliva e queijo.

Além disso, a Itália também conta com um conjunto de iguarias, servido antes da refeição, denominado antepasto. Nessa categoria encontram-se as célebres bruschettas, pãezinhos com coberturas diversas, e as caponatas, que são refogados de berinjela, cebola, pimentão e outros elementos.

Como sobremesa, destacam-se as Panna Cottas, que são cremes saborizados de baunilha, e os Zeppoles, rosquinhas doces recheadas com creme de confeiteiro.

Egito

Dentre os pratos típicos do Egito, não podemos esquecer do famoso Falafel. Esse bolinho, que no resto do mundo é feito a base de grão-de-bico, tem a receita adaptada no país, utilizando feijão de fava. Enquanto isso, o Hamam Mahshi é uma das mais diferentes iguarias da região: um pombo recheado, previamente assado e posteriormente frito.

Denominado Aish Baladi, o mais popular pão do Egito acompanha diferentes pratos e é item fundamental na mesa de todo o país. Também se destaca o Koshari, que combina lentilhas, macarrão, arroz e cebola, e o Shawarma, que consiste em fatias finas de carne, marinadas em especiarias e assadas em um espeto.

O Egito também oferece uma variedade de doces saborosos. A Kunafa é uma das mais tradicionais sobremesas do país e do Oriente Médio, que pode envolver diversos recheios em uma massa fina e crocante, finalizada com xarope. Outro doce popular é a Qatayef, uma panqueca frita, recheada com nozes.

Vietnã

Um dos aspectos mais notáveis da culinária vietnamita é o equilíbrio entre os cinco sabores fundamentais: doce, azedo, salgado, amargo e picante.

Uma iguaria da região é o Goi Cuon, um tipo de rolinho primavera adaptado, recheado com uma combinação de carne de porco, camarão, macarrão de arroz, ervas frescas e vegetais, e fechado em papel de arroz. Além disso, um dos pratos mais famosos do Vietnã é a sopa Pho, composta por macarrão de arroz, fatias de carne, brotos de feijão e molho de peixe. Pelas ruas vietnamitas também é possível encontrar o Banh Mi, um sanduíche recheado com carnes, vegetais, maionese e molho de pimenta.

Já, para as sobremesas, as sopas doces fazem o maior sucesso e são chamadas de Ché. Os Banh Flan também ganham espaço na região, e se tratam de pudins de caramelo, servidos com calda.

Peru

Por conta da localização do país, o Peru conta com uma diversidade de receitas que vão frutos do mar. O Ceviche, prato mundialmente conhecido, é composto por peixe cru, suco de limão, cebola roxa e pimenta. Além disso, dentre as inúmeras outras iguarias da região, estão o Aji de Gallina, feito com frango e molho de pimenta amarela, e o Lomo Saltado, que une filé-mignon com cebola, tomate e pimenta.

A Psico Sour está entre as bebidas que acompanham as refeições peruanas, e leva clara de ovo em sua composição. As cervejas artesanais também ficam em alta no país, como a famosa Cusqueña.

A região também conta com uma grande diversidade de sobremesas deliciosas. As Picarones são rosquinhas de abóbora e batata doce, enquanto os famosos Suspiros de Limeña é feito com manjar branco, merengue e canela. Simplesmente uma explosão de sabores!

Ficou em dúvida sobre o porquê de o Brasil não estar na lista acima? Para o nosso queridinho país, que tem tanto a oferecer, separamos uma publicação exclusiva! Confira aqui.


Faça uma pesquisa

Antes de começar a montar seu roteiro, dedique um tempo para pesquisar sobre a culinária local da região que você pretende visitar. Descubra quais são os pratos típicos, ingredientes especiais e restaurantes bem avaliados. Busque também por eventos gastronômicos que possam estar acontecendo durante sua visita.


Diversifique as atividades

Reserve um tempo para visitar os mercados locais, vinícolas e cervejarias. Também não perca a oportunidade de ter encontros com chefs renomados, participar de workshops da culinária típica e degustar ingredientes tradicionais. Além disso, faça passeios guiados que ofereçam conhecimento sobre a história e tradições locais, para entender melhor a origem dos pratos que você está experimentando.


Esteja aberto a experimentar

Ao montar um roteiro gastronômico, esteja disposto a experimentar novos sabores e ingredientes. Dê uma chance a pratos que você nunca provou antes e esteja aberto a experiências culinárias únicas. Você pode descobrir novas paixões gastronômicas e surpreender seu paladar.


Contate uma agência de viagens

Quer ajuda para montar um roteiro de viagem e fazer a tour gastronômica dos seus sonhos? O departamento de lazer da MultiCidades tem as melhores soluções!

Possuímos o know-how necessário para criar um script baseado nas suas preferências, assim garantindo a viagem de férias perfeita, sem que você fique preso à pacotes fechados.

Além disso, com mais de 28 anos de experiência com viagens corporativas, contamos com diversos serviços que vão transformar suas viagens à negócios em momentos de tranquilidade. Oferecemos atendimento VIP nos aeroportos, traslados executivos, tecnologias para redução e gerenciamento de custos, assessoria para emissão de documentação para viagem, entre muitas outras soluções inteligentes!

Priorize seu bem-estar. Viaje com a MultiCidades e garanta as melhores experiências antes, durante e após o seu voo.


Considere o seu orçamento ao planejar um roteiro gastronômico. Alguns restaurantes renomados podem ter preços mais altos, então o ideal é se planejar.

Na Coreia, alguns pratos podem ser considerados incomuns, como o "sannakji", que consiste em polvo cru servido ainda se movendo, e o "beondegi", que são larvas de bicho-da-seda cozidas e temperadas.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page